[Resenha] Starters - Lissa Price


 
Título: Starters
Autor(a): Lissa Price
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Skoob

Seu mundo mudou para sempre.
Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador.
Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Depois da Guerra dos Espórios, todos os adultos entre 20 e 60 anos morreram. A população restante passou a ser dividida entre os Startes, crianças e adolescentes proibidas de trabalhar e obrigadas a viver ou em instituições ou na clandestinidade, e os Enders, idosos que, devido a tecnologia, conseguiram prolongar a expectativa de vida em muitas décadas. 

Callie, é uma Startes que tenta sobreviver nas ruas e proteger seu irmãozinho Tyler de ser capturado pelos inspetores do governo. Após muitos dias sem comida e sem um lugar decente para viver a garota decide participar de um projeto desenvolvido por uma empresa ilegal, Prime Destination, em troca de muito dinheiro. O que ela precisa fazer? Alugar seu corpo para Enders ricos. Devido a uma falha no sistema durante um dos aluguéis, Callie não apenas tem um vislumbre da realidade vivida pela a elite, como percebe que sua vida está em risco. Na briga para retomar a consciência e o controle do seu corpo, a garota percebe que não poderá mais voltar a Prime, mas, devido ao neurochip, voltar para junto do irmão não é uma opção. Como conseguirá recuperar seu corpo e voltar para junto de seu irmão? 

Distopia é o meu gênero literário preferido e, por isso, tive muita expectativa com esse livro. A ideia da autora é muito boa, achei que saiu da mesmice que tanto vejo em outras distopias, contudo, não consegui me apegar, me envolver com os personagens, com a escrita da autora. Callie é, a primeira vista, uma típica protagonista deste gênero, decida, guerreira, que cuida de alguém mais fraco, mas com o passar do livro percebi que para uma garota acostumada a viver na rua e a lutar para sobreviver, ela é muito lerdinha. Seu irmão Tyler é uma gracinha, mas aparece pouco no livro, queria mais dele na história.

Temos dois "mocinhos" aqui: Michael e Blake, dois opostos, já que o primeiro é um camarada das ruas de Callie e o outro é um Startes da elite, neto de um importante senador. Apesar de toda a simpatia de Blake, ele despertou uma desconfiança em mim desde o início e não teve jeito de eu gostar dele, e por isso sou Team Michael. O romance do livro é do tipo inocente, em que pegar na mão e pequenos beijos são o ápice dos acontecimentos.

Minha personagem preferida foi a Sara, uma menina de 12 anos que vive na Instituição 37. Mesmo com toda a sua inocência ela demonstrou mais esperteza do que Callie para resolver os desafios da vida. Sua presença na narrativa foi meio que a Bree em Crepúsculo, rápida, mas que conquista o leitor, acho que a autora poderia ter explorado mais o potencial da personagem.
Demorei um bom tempo para ler o livro, não que ele seja ruim, a ideia é boa e a melhor parte é o final (apesar de previsível), mas não funcionou para mim. Esperava mais de tudo, do enredo, dos personagens, do ritmo da história. Quando comprei esse, já comprei o segundo, mas agora não sei se vou me arriscar a ler a continuação o que para mim é um sofrimento, porque detesto deixar série pela metade, até fiquei curiosa para saber o que vai acontecer, mas de pensar que Enders pode ter o mesmo ritmo que esse, desanimo. Claro que essa foi apenas a minha forma de ver Starters, teve muita gente que gostou desta distopia e fala muito bem (por isso comprei o livro). Minha dica? Leia e tire suas próprias conclusões .


Beijos da Lili  💋

4 comentários:

  1. Oie, tudo bem?
    Ah, que pena que o livro não fui tudo o que você esperava :/
    Eu adoro a capa desse livro, mas nunca tive a intenção de ler, a premissa não chama muito a minha atenção... Mas adorei sua resenha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana. Realmente eu esperava mais do livro, amo distopia e a premissa parecia boa para mim. Mas não teve jeito, não rolou...hahaha

      Beijos

      Excluir
  2. Olá Lili minha flor, tudo bem?

    Quando vi a capa desse livro e a premissa pensei (Que maravilha) porém nunca tive um tempinho para começar a lelo. Fico triste que vc não tenha gostado tanto, quando colocamos expectativas em um livro e ele não consegui suprir fica um pequeno vazio né?

    Más sua resenha? Ameiii!

    Beijocas da Ana 😘

    http://mundodosonhos2.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, querida. Eu também fiquei pensando "que maravilha", e no início até foi, mas depois de um tempo a coisa não andava e foi perdendo a graça. Teve gente que gostou bastante. Eu? Esperava mais.

      Beijos

      Excluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer