Título: O Segredo de Montenegro
Autor: Catarina Muniz
Páginas: 250
Editora: O Tordo Editorial
A luxuosa Clínica de Repouso Dr. Augusto Montenegro segue à risca o lema a que se propõe: conforto, saúde e bem estar. E segue impecável durante os 20 anos de existência, até que Eduardo Montenegro, filho único de Dr. Augusto, assume o controle.Assim, Eduardo conhece Evelyn. Um psiquiatra atormentado, uma enfermeira solitária e uma pergunta: até que ponto dores justificam erros?Uma história perturbadora e corajosa, na qual um homem e mulher são obrigados a experimentar o medo, a amargura e o sofrido desenterrar do passado, até que não reste outra saída a não ser enfrentar um ao outro e a si mesmos.
Eduardo Montenegro é um psiquiatra atormentado por problemas pessoais, que possui uma clínica bem sucedida. Seu casamento com Amanda, uma mulher egoísta e fútil, não segue o mesmo sucesso, já que as brigas e discussões intercaladas por momentos de indiferença tornaram-se parte da rotina diária do casal.
Filho único do geriatra Augusto Montenegro, Eduardo se vê compelido a assumir o controle da clínica de repouso do pai quando esse sofre um AVE, local onde conhece Evelyn. Evelyn é uma jovem enfermeira solitária, que carrega a sombra de um passado marcado por grandes cicatrizes e sofrimentos. Dedicada aos "seus" idosos, a jovem faz da clínica de repouso seu porto seguro e dos seus pacientes sua proteção.
Confesso que houve momentos do livro em que fiquei com raiva e nojo de Eduardo. Utilizando-se de suas dores esse assume atitudes inaceitáveis para com Evelyn. Atitudes que nos fazem perguntar: até que ponto dores justificam erros?
E assim, ambos estiveram presentes nos pensamentos um do outro. Por razões simetricamente opostas.
Neste ponto achei o livro perturbador e pesado, condizendo com a capa do livro. Eu sei que não devemos julgar o livro pela capa, mas gosto muito quando a história e a capa estão relacionados.
Se até a metade do livro a autora constrói esse clima sombrio, marcado pelo medo e pela amargura, da metade para o final ela desenvolve, o que para mim é o melhor da história, um caminho marcado pelo perdão e pelo amor. Deste momento em diante, tanto Evelyn quanto Eduardo se veem obrigados a desenterrar e enfrentar o passado, o que faz com que a inimizade entre eles dê lugar à uma nova forma de relacionamento.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que nos permite saber o que está acontecendo tanto com Evelyn quanto com Eduardo. O segredo de Montenegro despertou diversos sentimentos contraditórios em mim, raiva, pena, tristeza, alegria, confusão, admiração e até mesmo choque hahahaha. O livro vale a pena justamente por isso, ele consegue nos guiar para diferentes sensações e emoções.
Não deixem de ler esse livro, prestigiar esta autora tão querida e simpática e descobrir qual é O Segredo de Montenegro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário