[Resenha] O Livro de Memórias - Lara Avery



Título: O Livro de Memórias
Autor(a): Lara Avery
Páginas: 392
Editora: Seguinte

 


Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
 
 

Samantha tem alguns sonhos e planos: ganhar o torneio nacional de debates e ir para a faculdade em New York. Por isso, quando a garota descobre que possui uma doença rara e degenerativa Sammie recusa-se a abrir mão do seu futuro. Assim, a garota vai escrever um Livro de Memórias no qual vai colocar tudo o que acha relevante para a Sammie do futuro e vai tentar lutar para que seus planos se realize.

Uma história emocionante que poderia ter sido contada de um jeito melhor, foi isso que senti ao ler O Livro de Memórias. A narrativa é feita em forma de diário eletrônico, no qual Sammie coloca seus sentimentos, lembranças e experiências. Essa escolha nos possibilitou ver o avanço da sua doença e a forma como ela percebe isso, contudo, em muitos momentos o livro ficou confuso, repetitivo, com divagações que me pareceram desnecessárias.

Crédito da foto: @lilinomundodoslivros
 
 
Agora, se o tipo de narrativa não agradou o mesmo não aconteceu com o enredo, a história foi uma lição de vida maravilhosa. A força da Sammie diante do inevitável, sua luta por um futuro incerto foram atitudes de alguém que se recusa a sucumbir a depressão e a desistir, na situação dela não sei se eu conseguiria ser tão determinada.

O livro é um ensinamento sobre egoísmo; sobre fazer planos, mas também aproveitar os doces momentos do presente; valorizar as pessoas que estão ao nosso redor; descobrir quem somos e o que queremos e correr atrás disso. O final foi a melhor parte do livro, uma resposta à força da protagonista, marcado por sentimentos belíssimos e dolorosos que me emocionaram muito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer