[Resenha] Juntando os Pedaços - Jennifer Niven


 
Título: Juntando os Pedaços
Autor(a): Jennifer Niven
Páginas: 392
Editora: Seguinte

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.


Libby ficou conhecida como a Adolescente Mais Gorda dos Estados Unidos, após ser resgatada pelos bombeiros de sua casa. O que aconteceu? Sua mãe morreu inesperadamente, e a garota, que já sofria com o bullying na escola, teve dificuldades em juntar os pedaços de seu coração. Agora, depois de um longo período em um spa, de terapias e acompanhamentos, Libby quer deixar tudo para trás, esquecer o passado e começar uma nova etapa na sua escola. O problema é que deixar o passado para trás não será fácil, não quando Libby é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso.

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rostos das pessoas. Sua condição é seu maior segredo. Tentando sobreviver ao campo de batalha que é o Ensino Médio, Jack faz de tudo para manter sua pose de garoto popular, ao mesmo tempo em que luta para esconder suas dificuldades. Por isso, quando Jack é desafiado a participar da brincadeira terrível, ele escolhe o pior caminho. Libby e Jack acabam na diretoria, e como detenção os dois terão que passar um tempo juntos.

Livros Yong Adults não são meus preferidos, mas quando um livro é bom, ele é bom!!!!! Juntando os Pedaços é o primeiro livro que li da Jennifer Niven e eu amei. A escrita dela é deliciosa, os capítulos são intercalados entre os dois personagens principais, e apesar da temática delicada, o bullying, a narrativa é leve e engraçada. 

"Quero que saiba que estou torcendo por você. Às vezes precisamos ouvir isso, mesmo que seja de um estranho".

A situação dos dois personagens despertou empatia em mim, um mais, outro menos. Jack vive de uma forma que eu não consigo nem começar a imaginar. Não reconhecer os rostos das pessoas, nem de quem você ama? Deve ser terrível! Sofri muito com a situação dele e aprendi muito. O jeito que ele escolheu lidar com a situação me incomodou um pouco, fazendo com que ele parecesse um babaca em alguns momentos. Mas, isso não aconteceu o tempo todo, na verdade, a maioria das vezes eu só queria abraçá-lo e dizer que ia ficar tudo bem, que ele ia conseguir enfrentar isso. 

Foto publicada originalmente em @lilinomundodoslivros
 
Agora a Libby. Para tudo!!!! Acho que nunca conheci uma protagonista tão fantástica. Ela é ótima demais, a forma como ela escolheu enfrentar todo o bullying, decidindo que já que ela teria que passar por determinadas situações, então que fosse em seus próprios termos, foi tocante e motivadora. Gostaria de ter, pelo menos, metade da coragem dessa garota. Em vários momentos quis parar a leitura simplesmente para aplaudi-la. Juntando os Pedaços foi um livro que me marcou e me ensinou coisas lindas, recomendo muito a leitura. 

"- As pessoas podem ser ótimas, mas também podem ser péssimas. Às vezes eu sou péssimo, mas não totalmente. Você, Libby Strout, é ótima".


Beijos da Lili 💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer