[Resenha] Ligeiramente Casados - Mary Balogh


 
Título: Ligeiramente Casados
Série:  Os Bedwyns #1
Autor(a): Mary Balogh
Páginas:288
Editora: Arqueiro
 
À beira da morte, o capitão Percival Morris fez um último pedido a seu oficial superior: que ele levasse a notícia de seu falecimento a sua irmã e que a protegesse "Custe o que custar!". Quando o honrado coronel lorde Aidan Bedwyn chega ao Solar Ringwood para cumprir sua promessa, encontra uma propriedade próspera, administrada por Eve, uma jovem generosa e independente que não quer a proteção de homem nenhum.
Porém Aidan descobre que, por causa da morte prematura do irmão, Eve perderá sua fortuna e será despejada, junto com todas as pessoas que dependem dela... a menos que cumpra uma condição deixada no testamento do pai: casar-se antes do primeiro aniversário da morte dele o que acontecerá em quatro dias.
Fiel à sua promessa, o lorde propõe um casamento de conveniência para que a jovem mantenha sua herança. Após a cerimônia, ela poderá voltar para sua vida no campo e ele, para sua carreira militar.
Só que o duque de Bewcastle, irmão mais velho do coronel, descobre que Aidan se casou e exige que a nova Bedwyn seja devidamente apresentada à rainha. Então os poucos dias em que ficariam juntos se transformam em semanas, até que eles começam a imaginar como seria não estarem apenas ligeiramente casados...

Aidan é um importante coronel do exército inglês, que no campo de batalha promete ao capitão Morris, em seus últimos momentos de vida, que protegeria sua irmã Eve. O coronel vai, então, para a Inglaterra a fim de dar a trágica notícia a moça, no intuito de cumprir sua promessa e seguir com sua vida. Contudo, quando conhece a garota e sua realidade percebe que esta promessa será mais difícil de cumprir do que ele imaginava. Talvez a única maneira de protegê-la seja por meio de um casamento de conveniências...
 "Não dissera sim para a sugestão insana dele, dissera? Mas também não dissera não".
 
Em Ligeiramente Casados a autora quebra vários padrões que estamos acostumadas a ver em outros romances de época. Não vou descrevê-los aqui para não acabar com a surpresa da leitura, mas posso dizer que as mudanças foram muito bem-vindas, dando ao livro um ar de novidade ao gênero. Eve é uma protagonista, cujas origens estão distantes da nobreza exigida pela sociedade da época. Aidan é sério, fechado, mas que apesar da expressão taciturna, possui uma bondade tocante. O ogro delícia que você respeita!


Foto publicada originalmente em @lilinomundodoslivros

 
Ligeiramente Casados é uma leitura fácil, rápida e gostosa. A história é conduzida de forma direta e o relacionamento dos dois segue como um acordo, um negócio, no qual as cláusulas são constantemente renegociadas e reajustadas. A frase “vem que hoje eu vou lhe usar” me veio a mente várias vezes. Isso, contudo, não fez com que o livro fosse fútil ou vulgar, apenas deu outro ritmo a leitura e um outro ponto de partida para a relação dos dois.

"A vida é assim - disse ele. - Continua mesmo após a mais indizível das tragédias".
 
Amei o livro, a história é muito boa. Li até rápido demais, já que estava fazendo uma leitura coletiva, mas depois que comecei não consegui parar. Não vejo a hora de conhecer melhor os outros integrantes da família Bedwyns, um certo duque em especial. 
 
Beijos da Lili 💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer