[Resenha] A Noiva Fantasma - Yangsze Choo



Título: A Noiva Fantasma
Autor(a): Yangsze Choo
Páginas: 360
Editora: Darkside
 Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
 
Li Lan vive na Malaca, na época da ocupação inglesa. A garota já está em idade para se casar, contudo, seu pai, desolado pela morte da esposa, não tomou as providências necessárias para lhe arranjar um bom casamento. Afundada em dívidas, sua família está à beira da falência, motivo pelo qual a proposta de torna-se uma noiva fantasma não parece ser tão absurda assim. Li Lan não quer isso para si, quer uma família e filhos, e não um noivo morto! Porém, seu pretendente não está disposto a aceitar um não como resposta, e vai assombrá-la até conseguir o que quer.
 
 
Em sua busca para se livrar do fantasma de Lim Tian Ching, Li Lan acaba entrando em coma e conhecendo um pouco do mundo pós-morte. Ela vê nisso uma oportunidade de se livrar da assombração que a persegue e de descobrir alguns mistérios que rondam a casa dos Lim. Durante esta aventura pela Planície dos Mortos a garota descobrirá segredos sobre sua família, verdades sobre Tian Bai, por quem pensa estar apaixonada, e conhecerá Er Lang, um ser surpreendente que a ajudará em sua missão. Será que Li Lan conseguirá enfrentar as dificuldades do mundo dos mortos e voltará ao seu corpo? Depois desta aventura, a sua vida, ou sua morte, nunca mais será a mesma.
 
O que dizer desse livro? Noiva Fantasma é minha primeira leitura sobre, bem, fantasmas e posso dizer que, no geral, foi uma boa experiência. A riqueza da cultura chinesa apresentada pela a autora é fascinante, por vários momentos fui procurar informações na internet a respeito das coisas que eram narradas, porque fiquei curiosa e quis saber mais a respeito.
 
Por que eu me casaria com esse palhaço tirano, vivo ou morto?
 
Achei bem interessante a forma como a autora criou o mundo pós-morte, baseado nas tradições religiosas chinesas, as quais faz constantes referências. Como estudante e pesquisadora da religião posso dizer que foi a parte do livro que mais me prendeu e me conquistou e que me fez querer aprender mais a respeito desse mundo oriental tão pouco conhecido, mas tão rico. O paralelo que ela fez com o mundo dos vivos também foi bem desenvolvido, usando a ficção para nos fazer pensar nas nossas atitudes e no valor que damos as coisas ao nosso redor. 
 
 
Li Lan foi mais corajosa do que eu esperava, tendo em vista que estava sendo assombrada por um fantasma apaixonado. Contudo, achei seu jeito inocente demais, quase infantil. Com tantos perigos ao redor e tantos mistérios para resolver, ela se perdia em perguntas sem sentido e desnecessárias. 

Meu personagem favorito foi Er Lang, um ser não humano, com uma beleza estonteante e uma ironia afiada. No início suspeitei muito dele, e não sabia se era confiável, pois sua fachada estava sempre envolta em um mistério sobrenatural. Contudo, no decorrer da história, suas atitudes e discussões com Li Lan mostraram que ele era um homem incrível, que apesar de sempre provocar a garota, não poupava esforços para ajudá-la, mesmo que isso o prejudicasse. 
 
Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha.
 
Apesar da autora ser muito detalhista, o que em alguns momentos chegou a ser cansativo, a história é muito boa. Amei esse mundo oriental, com o qual tenho pouco contato, e descobrir o quanto é rico e encantador. O final me deixou com gosto de quero mais, não acreditei que depois de ter sido tão minuciosa na narrativa, o desfecho foi tão breve. A Noiva Fantasma me deixou com um gostinho de quero mais! 

3 comentários:

  1. Acho a premissa dessa história muito intrigante. Mas admito que sinto um medinho de começar a leitura.
    Adorei sua resenha, ela até tirou um pouco do medo que eu estava.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lili!
    A Darkside sempre acerta! Essa edição está fantástica *-* A estória parece ótima e já está na wishlist! Adorei saber que vale a pena apesar das muitas descrições haha Ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Darkside é incrível, pena que os livros custam o fígado!
    A história deve ser muito bacana, adorei esse negócio do pós morte kkk <3
    Parabéns pela resenha, ficou linda!

    Abraços,

    PEDRO OLIVEIRA
    UM MENINO LEITOR

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer