[Resenha] Meu Mais Raro Amor - Anamaria Fonsêca




Título: Meu Mais Raro Amor
Autor(a): Anamaria Fonsêca
Páginas:417
Editora: Independente
 

 O amor nunca pode ser considerado apenas “clichê”. Não importa quantas histórias sejam contadas, cada história é única para aqueles que a estão vivendo e descobrindo por conta própria o significado do verbo. Clichê é evitar o amor por medo de amar, e isso é tudo que Manu tenta não fazer. Manu tem 15 anos quando se apaixona pela primeira vez, mas querendo conhecer mais sobre si mesma e entender mais sobre paixão e amor antes de embarcar de vez numa história que pode ser a sua história de vida, ela e Inácio se despedem ao final do primeiro verão que passam juntos e seguem suas vidas separadamente, mesmo sabendo que inevitavelmente estarão sempre ligados de alguma maneira pelo que sentem.
Anos depois, Manu já está na faculdade, quando conhece Théo, um garoto mais velho, estagiário na firma de advocacia do pai dela e que a faz ficar completamente encantada e se apaixonar com a intensidade de um amor adulto. Théo é um prodígio, profissionalmente falando, e muito estudioso, mas sua vida pessoal é um verdadeiro desastre. Eles se envolvem, mas, com os traumas e mistérios que cercam toda sua história, Théo entra na vida de Manu e, literalmente, bagunça tudo, fazendo a garota se questionar sobre tudo que aprendeu até então, não apenas sobre amar o outro, mas a si própria. Então, como que para ajudá-la a descobrir isso, a vida traz Inácio de volta para perto da garota e ela passa a conviver com os dois rapazes, na tentativa de entender qual deles é o seu destino e, se o amor é uma escolha, por qual deles vale a pena realmente lutar.
Nessa jornada para descobrir sobre amor e vida adulta, os três jovens serão extremamente confrontados sobre seus sentimentos, decisões e escolhas. Essa narrativa, regada a muita música, poesia, metáfora e sentimento, conta uma história profunda sobre amizade, amadurecência e amor, na qual se descobre que os amores (im)perfeitos serão sempre as flores da estação.
 Meu Mais Raro Amor começa com Manoela aos 15 anos, passando a virada do ano em Angras com sua “família” de amigos. Neste ano, a garota parece finalmente reconhecer a existência de Inácio, que é apaixonado pela garota desde sempre, mas que até então era tratado apenas como um querido amigo. Manu se entrega a esse clima de verão, que acaba não passando disso, um amor de férias.

Dois anos depois, Manu está na faculdade de Direito, Inácio está voltando da Austrália e as coisas entre eles continuam na mesma, na amizade. Para confundir ainda mais a situação desses dois, Manoela conhece Théo, por quem se apaixona e logo os dois começam a namorar. O relacionamento dos dois parece perfeito, um sonho, e por um tempo realmente é, até que as sombras do passado de Théo começam a se manifestar, perturbando o relacionamento dos dois.


O que dizer do livro? Vou destacar algumas coisas que fazem de Meu Mais Raro Amor um romance diferente dos outros. Primeiro, a escritora optou por uma protagonista conservadora, principalmente com relação ao sexo e às bebidas alcoólicas. Isso não quer dizer que temos uma personagem puritana ou “santinha” - tal aspecto é sutilmente incorporado na história - apenas mais tradicional do que as que estamos acostumados a encontrar neste tipo de livro. 


Outro aspecto diferente na história é que, apesar da autora focar a narrativa no ponto de vista de Manoela e de Théo, em alguns momentos temos capítulos de Inácio, Diogo, meio-irmão de Théo e Camila, melhor amiga de Manu. Como isso acontece apenas de vez em quando, achei que ajudou muito a entender a história e a completar as lacunas. Ainda sobre a narrativa, outro ponto que vale destacar é que, ao contrário de outros livros, a ênfase da história não foi colocada sobre um segredo escondido, a autora foi adiante ao mostrar as dificuldades de superar os traumas que vem com estes segredos. 


Acho que esse foi o primeiro livro que eu torci pelo mocinho ao invés do bad boy. Como vocês já devem saber eu tenho uma queda por eles, principalmente se forem tatuados. Inácio, com seu jeito de adolescente apaixonado e fofo, conquistou minha torcida já nos primeiros capítulos, o que fez com que eu não conseguisse aceitar Théo. Por mais que eu quisesse gostar dele e entender seu passado sombrio, suas atitudes não contribuíram em nada a seu favor, e Inácio continuou sendo o meu preferido, ainda mais que depois de adulto conseguiu ficar ainda mais perfeito. 


A protagonista, Manu, infelizmente não funcionou para mim. Achei a garota muito imatura, e a forma como ela tratou Inácio, indo e vindo em uma constante indecisão, não achei nada legal, pareceu a todo o momento que ela o estava usando como um step tadinho!. Além disso, acho que ela aturou coisa demais de Théo, perdoando e justificando atitudes dele que são sérias e que precisam de acompanhamento. Não vou contar aqui com quem ela ficou no final, vocês vão ter que ler o livro, não vou dizer nem o que achei, porque isso será um spoiler por si só.


A autora criou toda uma playlist para o livro e acabei conhecendo bandas que não conhecia e que amei. Então, termino essa resenha com essa versão incrível de When I Was Your Man de Bouyce Avenue.

 

5 comentários:

  1. Que resenha incrível! Eu gostei também pelo fato da personagem ser mais conservadora, mas o receio chegou quando você disse que não curtiu muito ela. Acredito que sempre teremos aquelas escolhas e atitudes imaturas, mas quando a gente aprende, não repetimos, né?! Não sei o caso da protagonista, mas se ela continuasse a agir dessa forma infantil, não sei se rolaria a simpatia com ela. E olha que ela tem minha idade! Kkkkk Acho que eu gostaria do enredo geral e torceria também para o amigo dela. Não curto muito esses bad boys que fazem coisas sérias e dão de vítima -.-
    Beeijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh, a personagem ser conservadora é realmente um diferencial. A historia, no geral, é boa sim. Quem sabe você gosta da protagonista??? Eu é que não fui muito com o jeito dela... hahaha.

      Beijos

      Excluir
  2. Realmente a resenha ficou maravilhosas!
    Adorei saber mais um pouquinho desse livro que promete!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lili!
    Que resenha linda *-* A estória chamou minha atenção em alguns pontos, mas em outros fiquei com o pé atrás. Quem sabe um dia não dou uma chance?
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  4. Falou em história de amor eu fico ainda mais interessada , eu sou um clichê ambulante então já quero ler !

    ResponderExcluir

© Meninas na Literatura | Layout por A Design e Ilustração por MK Designer