Título: A Formatura
Autor(a): Joelle Charbonneau
Páginas: 318
Editora: Única
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!
Sempre fico relutante em ler os últimos livros de trilogias ou séries muito boas. Depois de Convergente, de Verônica Roth, um livro que detestei a forma como acabou, comecei a ficar com medo de um final insatisfatório corromper a percepção que eu tenho dos livros anteriores. Por esse motivo, me demorei a começar a ler A Formatura, último livro da sério O Teste. Neste caso, meus medos foram infundados e desnecessários! ainda bem. AVISO: Essa resenha faz parte de uma leitura coletiva, cujo gênero da história escolhido foi distopia. Contém spoilers do livro anterior.
Estudo Independente (confira resenha aqui) acabou trazendo grandes revelações tanto para Cia quanto para nós, leitores. A tão esperada revolução promovida pelos rebeldes não passa de uma farsa arquitetada pelo doutor Barnes e Symon. Cia Vale, agora, se depara com um dilema, fugir ou liderar a verdadeira revolução, com o intuito de acabar com o Teste e de reconstruir o mundo pós-guerra.

Em A Formatura, temos uma Malencia muito mais madura e decidida de quem quer ser e do que está disposta a fazer pela Comunidade das Nações Unidas. Apesar de ser muito nova, na minha opinião, para liderar um movimento ou uma rebelião, a forma como a autora construiu e desenvolveu a personagem ao longo dos três livros me convenceu de que Cia daria conta da missão que lhe foi atribuída.
O peso em minhas mãos parece insignificante, comparado com o peso no meu peito.
Sem contar com super poderes ou mágica, a garota precisa utilizar toda a sua esperteza, inteligente e raciocínio para conseguir não apenas sobreviver, como também ajudar a salvar a vida de outros. Um dos aspectos que mais gostei da narrativa é que Cia nunca está sozinha em sua empreitada, contando sempre com a ajuda de seus amigos e de seu namorado, Thomas. Isso faz com que ela não seja uma daquelas protagonistas "invencíveis", mas real e humana, com falhas e necessidades.

Porque, apesar do que aprendi e do que fiz, ainda sou a garota de Cinco Lagos que quer liderar e ajudar meu país.
Não deixem de conferir os títulos escolhidos pelo outros participantes e suas respectivas resenhas:
Que resenha incrível, eu também amo essa trilogia e saio indicando a todo mundo, confesso que li sua resenhas duas vezes, porque foi tão bom ir relembrando da história da Cia, amei de verdade.
ResponderExcluirhttp://www.meninoliterario.com.br/
É demais né Davidson??? Eu amei! Obrigada ;)
ExcluirOlá, Lili!
ResponderExcluirQuero muito ler essa trilogia! Parece ser incrível :D Fico feliz que a autora soube fazer um final fantástico! Preciso! Arrasou na resenha!
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Awww, você que eu sou a distopia em pessoa, né?
ResponderExcluirJá li essa, quando saiu ainda, e gostei demaaais. <3
O primeiro livro é perfeito.
Fico feliz que tenha, em suma, sido uma ótima leitura em nosso grupo.
Abraços,
Pedro
http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/
Odeioooo quando gosto de trilogias, sabe, o prejuizo financeiro é muito grande hauahuha.
ResponderExcluiramei sua resenha e também participar da leitura, quero fazer isso mais vezes!
Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br
Quero muito ler essa trilogia. E como faz pra ler a resenha do último livro??? Só vi você dizendo que amou e que é uma das melhores distopias. De resto não quero saber ahahaa. Porque quero muito,muito ler. Mas que bom que gostou,me deu mais segurança para iniciá-la.
ResponderExcluirBeijo;
http://estantelivrainos.blogspot.com.br